sábado, 23 de fevereiro de 2013

Ainda sobre a questão da saúde mental em Campos dos Goytacazes e a matéria da Rede Globo


Apesar desse blog não ter uma seção de comentários, eu recebi duas mensagens por contato de duas pessoas que possuem familiares que precisam dos serviços de saúde mental, e que utilizam a rede municipal para tanto.


O que me foi passado por duas pessoas que considero bastante ponderadas e sinceras é que efetivamente existem problemas no atendimento, mas que a situação já foi pior no passado quando havia a política de institucionalização. Ainda segundo o que me foi dito, a situação atual seria complicada por uma sobrecarga sobre uma estrutura que não possui condições suficientes para atender toda a demanda existente, complicação que é ampliada por questões culturais, tanto por parte dos familiares como dos servidores públicos. Uma reclamação comum dessas duas pessoas é que a carga burocrática para o atendimento dos pacientes ainda é muito grande, e nem sempre os servidores são treinados para tratar de forma tranquila as demandas que surgem das famílias. Em suma, além da sobrecarga de trabalho, existem ainda os problemas decorrentes da falta da capacitação dos profissionais envolvidos.

Por outro lado, apesar da necessidade de se ampliar o número e o treinamento de servidores, uma das pessoas que me contactou afirmou que "mas na medida do possível, eles fazem algo, pois tem assistente social, psicólogos, médicos que te ouvem". Essa mesma pessoa me relatou que o problema da falta de veículos que eu relatei na minha postagem anterior é um fator que precisa mesmo ser melhorado.


O mais me impressiona é que se uma postagem num blog que atinge um número limitado de pessoas já foi capaz de captar respostas rápidas e equilibradas de pessoas que se servem cotidianamente do sistema para tentar melhorar a qualidade de vida de parentes, como é que o nobre secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, ainda teria que esperar até segunda-feira para saber o que anda acontecendo numa das unidades de saúde sob a sua responsabilidade? 

Como eu me preocupo com os pacientes e seus familiares, e não com as picuinhas entre grupos políticos que se engalfunham pelo poder executivo da cidade de Campos dos Goytacazes, eu repetiria o meu conselho já dado, no sentido de que a administração municipal faça dos limões servidos pela Rede Globo, uma bela limonada, e começasse a efetivamente tomar as previdências para dotar as unidades de saúde do município de condições efetivas de prestar serviços de qualidade. Dinheiro não falta, só se faltar vontade.