sábado, 22 de outubro de 2011

O PT E SUA PAIXÃO POR MEGA-PORTOS AINDA VÃO CAUSAR MUITOS E GRAVES DANOS SÓCIO-AMBIENTAIS




Quando Lula elogiou a visão de progresso dos militares que tomaram o poder no Brasil em 1964, muita gente da esquerda brasileira se fez de surda e desculpou a aparente escorregada ideológica do ex-metalúrgico. O problema é que Lula como espelho mór das idéias que ganharam o controle do PT em seu giro neoliberal não apenas enalteceU a visão de crescimento que os miliares implementarem a ferro e fogo no Brasil. A verdade é que em sua conversão ao neoliberalismo, o PT vem implantado políticas do tipo "ocupando espaços vazios para garantir o progresso" que guiavam os planos de subordinação dos militares brasileiros ao grande capital internacional.

A versão petista do que fizeram os governos militares vem sendo aplicada através da transformação de muitas áreas da costa brasileira em plataformas para a exportação de produtos agrícolas e recursos minerais na forma bruta. Por isto, mega-portos estão brotando em diferentes partes do litoral, expulsando populações tradicionais e causando gravíssimos danos aos ecossistemas naturais.  Essa volúpia por portos é que está no centro da matéria abaixo publicada pelo jornal O ESTADO DE SÃO PAULO (http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,porto-na-ba-causara-danos-ao-ambiente,783741,0.htm) sobre a construção de um destes mega-portos na Bahia. Mas no Rio de Janeiro, além do mega-porto de Sepetiba, também temos o mega complexo portuário do Açu.

Como se vê, as mesmas táticas de arrasa-quarteirão estão sendo aplicada em diferentes partes do Brasil, o que podem mudar são as comunidades e os ecossistemas que serão atingidos, apenas para aprofundar a dependência da economia nacional do fluxo de commodities para os centros de beneficiamento e consumo. 


Porto na BA causará danos ao ambiente



Tiago Décimo, de O Estado de S.Paulo


SALVADOR - O Porto Sul, obra de infraestrutura logística a ser construída em Ilhéus, no litoral sul baiano, vai causar uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, mesmo depois da mudança do projeto da Ponta do Tulha, área de proteção ambiental, para a Aritaguá. É o que aponta o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto, apresentado ontem pelo governo da Bahia.

O documento, elaborado pelas empresas Hydros Engenharia e Planejamento e Orienta Consultoria, Engenharia e Negócios, a pedido do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), foi concluído seis meses depois de o governo baiano promover a mudança do local do projeto, por pressão de entidades de defesa do meio ambiente.

Entre os impactos ambientais listados estão 29 negativos ao ambiente físico da região, 36 ao bioma e 19 ao ambiente socioeconômico da área. Entre os impactos negativos que mais chamam a atenção no projeto, que prevê a interligação entre a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) a rodovias e a um aeroporto internacional, estão a necessidade de reassentamento de comunidades da região (cerca de 4 mil pessoas, a maioria formada por pequenos agricultores), a previsão de morte de peixes e a possibilidade de colisões de navios com mamíferos marinhos, muito frequentes na área, além de alterações na movimentação de leitos de rios e de sedimentos costeiros - o que pode alterar a configuração das praias e manguezais da região.

Entre os impactos socioeconômicos, o relatório cita 12 positivos, como a criação de empregos - 2 mil postos de trabalho diretos, durante a construção da obra, além de cerca de 6 mil indiretos - e a possibilidade de transformar a região em polo logístico nacional, aumentando a arrecadação de impostos do Estado.

“O relatório mostra o que temos dito, que o projeto tem muito mais impactos negativos do que positivos, e impressiona a desproporção entre os dois lados”, diz o presidente ONG Floresta Viva, Rui Barbosa Rocha.

Para o governo, porém, a maioria dos impactos negativos pode ser atenuada por meio de ações compensatórias, e os custos ambientais e sociais do projeto, orçado em R$ 2,4 bilhões, são justificados pelos benefícios. A administração pública espera dar início às obras em 2012. Nos dias 27 e 28, entidades contrárias à construção do terminal preparam uma série de ações, com a participação de integrantes de comunidades diretamente atingidas pelo projeto.