domingo, 2 de outubro de 2011

GASTOS COM DINHEIRO PUBLICO PARA PROPAGANDA DA COPA-2014 NO RIO DE JANEIRO

1. No dia 30 de julho de 2011, houve um ato político de propaganda e lançamento dos grupos eliminatórios da copa do mundo de 2014, no salão de festas da marina da Gloria, na cidade do Rio de janeiro.

2. O ato durou aproximadamente três horas, teve ampla cobertura do jornal nacional e da mídia burguesa brasileira. Participaram dele, a Presidente Dilma Rousseff, o presidente da FIfa, o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o prefeito, o Ministro dos Esportes, o todo poderoso presidente da CBF , Ricardo Teixeira, e artistas globais que se revesavam entre chefes de cerimonia e apresentações culturais.

3. Tudo isso, para anunciar os grupos da copa. Apenas isso.
4. Custo do evento: 30 milhões de reais. Quem pagou? 15 milhões foram pagos pela prefeitura do Rio de Janeiro, e 15 milhões de reais pelo Governo do estado do Rio de janeiro.

5. Vejam alguns gastos que foram feitos com esses recursos, em tão pouco tempo:

a) O aluguel do espaço na Marina da Gloria, por um dia: 3,7 milhões de reais 
b) aluguel, de 70 cadeiras com braço, que não havia no local: 204 reais por cadeira, pelo tempo de meio dia!
c) A diretora que coordenou e planejou o evento: recebeu 54 mil reais.
d) Os artistas e convidados, cobraram para ir 416 mil reais.
e) O assistente geral, da coordenadora recebeu 11 mil reais.
f) uma arquiteta junior, (não se sabe para que obra?) recebeu 22,5 mil reais
g) O coordenador da chegadas e saídas, que fica anotando na entrada: 4 mil reais.
h) O diretor de TV, imprensa e assessoria jurídica, cobrou 142 mil por esse brilhante trabalho.
i) cenografia do local: custo 2,24 milhões (aqueles banners, cartazes,e etc)
j) transportes dos artistas, de suas casas e hóteis ate o local: 112 mil reais.
l) Custo da produção do evento(?): 1,716 milhões
m) motorista, coitado, recebeu apenas 3,6 mil por um dia de trabalho.

6. Tudo isso pago com dinheiro público, e sem nenhuma licitação, pois o evento era sui generis, excepcional, e poucas pessoas teriam capacidade no Brasil para organizá-lo.
7. A Justificativa: seria transmitido para todo mundo.
8. Agora: fique tranquilo. Qual foi a empresa prestadora de serviços que recebeu os trinta milhões de reais, de dinheiro publico e aplicou daquela maneira acima ? A empresa GEO EVENTOS. Proprietários da empresa: rede Globo de televisão e a RBS (associada da globo no RS).

Por meio de nota, a empresa GEO EVENTOS explicou ao jornalista:" os valores dos serviços foram estabelecidos na proposta, que previu a remuneração padrão, dentro dos preços de mercado e foram correspondentes aos prazos e complexidade das operações da produção. A apresentação da documentação e prestação de contas ocorreu dentro do modelo dos eventos patrocinados pela Prefeitura e Governo do estado do Rio de Janeiro."

Por tudo isso, a rede Globo se cala diante dos descalabros do Ricardo Teixeira. E eles todos tem alguma moral, de ficar exigindo rigor no uso dinheiro publico? e ficar cobrindo passeatas da classe média com vassouras que nunca usaram, clamando contra a corrupção? Corrupção de quem?

(Fonte: a partir de matéria publicada no jornal Estado de são Paulo, dia 30 de setembro de 2011, assinada pelo jornalista Tiago Rogero, da sucursal do Rio de Janeiro, com o titulo "Custo com pessoal no sorteio da copa"- caderno de esportes. E claro, sem muito destaque...)